Pesquisar neste blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

5 Os limites da “democracia racial”

    

      Pode-se entender democracia racial como o direito de ir e vir e de se expressar livremente, independentemente da cor. Entretanto, esse conceito é limitado pelo status social de cada indivíduo, que determina até onde o cidadão pode transitar ou o alcance das suas palavras.
    Observando os diversos ambientes e cenários da sociedade, constatamos que não há nenhuma proibição quanto o ingresso de pessoas devido a sua cor. O que se subentende é que, de acordo com o poder aquisitivo do cidadão, seja ele negro ou branco, ele tem o direito de frequentar festas de alto nível ou limitar-se a permanecer na favela.
     Inclusive a veemência das palavras proferidas por cada um de nós tem de passar pelas camadas sociais. Um negro, pobre, que reclama da negligência dos governantes perante os mais necessitados, não passa de um número entre os milhões de brasileiros. Já esse mesmo negro, se fosse abastado, seria visto por grande parte da população como um homem de ideais nobres.
     O termo “democracia racial” deve ser banido. Primeiro, porque, cientificamente falando, a concepção de raça não existe. Segundo, a “raça” não tem o menor peso na questão.
     Portanto, esse pensamento democrático, levando em consideração a cor do indivíduo é um mito, visto que tudo se resume a quanto você possui financeiramente.

Angelus.

5 comentários:

  1. Essa questão de democracia racial já é delimitar um grupo, ou seja, criar uma barreira. Daí se nasce o preconceito.

    Concordo com sua visão!

    ResponderExcluir
  2. Alle!

    Isso é uma questão cultural. Ultimamente todos tem direito, mas criam-se cotas pra facilitar. È fácil enrolar esse povo!

    aufrichtig!

    ResponderExcluir
  3. Não se deve falar em democracia racial e sim só democracia pois o termo por si só
    se traduz. Gostei do post. Bjo ;)

    ResponderExcluir
  4. Como posso dizer o que pensei...? "Homem primata, capitalismo selvagem"...
    Sério, muito bom olhar esse assunto pela ótica q importa no mundo atual... muito bom.

    Obrigada pelas visitas ao meu blog!

    http://www.ocotidianodecadadia.blogspot.com/

    Até

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo! Sua opinião pessoal sobre o post é muito importante.