Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

4 Desafio Literário



Vou responder ao desafio proposto pela Luiza, do blog O Cotidiano de Cada Dia,  (http://ocotidianodecadadia.blogspot.com), que me indicou.
Então, mãos à obra!

#Desafio Literário#

  1. Existe um livro que você leria e releria várias vezes?
A minha preferência de gênero literário são os romances policias e aqueles que vêm impregnados de mistério. Nada supera a emoção da descoberta na primeira vez que você lê. Eu precisaria me esquecer do desfecho (o que, confesso, é bem difícil) para reler. Mas eu já reli alguns depois de um bom tempo. Por exemplo, Anjos e Demônios do Dan Brown e O Segredo de Chimneys da Agatha Cristie. Mesmo eu me recordando do que aconteceria, ao longo da trama as peças iam se encaixando e tudo fazia sentido.
Mas se existe um livro que eu lerias várias vezes mesmo, esse livro seria A Menina Que Roubava Livros do Markus Zusak. É um turbilhão de emoções tão encantadoras e assustadoras que não se torna cansativo. Além, é claro, de ser a única forma de estar ao lado da Morte ainda vivo.


      2.  Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?

Sim. É O Ateneu de Raul Pompéia. Admito que acho esse livro muito ruim. Já tentei lê-lo umas três vezes e não consegui. É uma leitura difícil, lenta. Na primeira vez que tentei, meu vocabulário não era vasto (não que agora seja grande coisa...) e tinha que interromper a leitura várias vezes e consultar o dicionário, o que é um hábito meu quando não conheço uma palavra. Depois de um tempo tentei de novo e não consegui, mas dessa vez devido a própria trama. 
Mas, agora, essa pergunta me fez lembrar dele... Que sabe eu não consiga numa próxima, não é?

      3.   Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?

Realmente essa é uma pergunta difícil. Acho que eu leria A Menina Que Roubava Livros, pelos motivos que já disse antes. Mas esse é só o meu segundo livro favorito. O primeiro é um do mesmo autor: Eu Sou o Mensageiro. Tenho vontade de ler esse livro de novo, mas tem algo que me impede. Quando o li, me envolvi de uma forma inexplicável com os personagens e com a trama em si. Tenho certo receio de que na segunda vez esse encantamento se desfaça, porque isso já aconteceu com outras coisas. 

      4.  Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?

Não sei ao certo. Já houve alguns livros que tive vontade de ler, mas a vontade passou simplesmente porque outros livros foram aparecendo em seu lugar. Agora, eu criei uma lista de espera, que, por sinal, já está bem grandinha. Um livro que pensei várias vezes em ler e ainda não o fiz é O Pequeno Príncipe. E acho que vai demorar... Existem outros na frente...

      5.  Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?


 Bem... agora preciso parar para pensar...  não é exatamente a cena final do livro, mas o clímax. É uma cena em Ponto de Impacto do Dan Brown. É um cenário tão grandioso e audacioso, mas ao mesmo tempo plausível, que mostra como esse cara é criativo. Nesse momento da história não tem falas. Porém, visualmente, é fantástico. Envolve tubarões assassinos, um redemoinho gigantesco, um navio no meio disso tudo, sem contar o helicóptero...  É verdade que parece coisa de filme, mas imaginar isso tudo na sua mente é fascinante.

      6.  Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?

Comecei a gostar de ler quando eu tinha uns 11 anos, ao ganhar de presente meu primeiro livro com mais de 300 páginas: O Homem Que Calculava. Aquilo foi uma novidade para mim, porque nunca tinha ganhado um livro antes. É bem verdade que demorei bastante para ler tudo, mas consegui. A partir daí, peguei gosto pela leitura. No começo eu era apenas presenteado por uma senhora muito sábia, que havia me dado também o primeiro livro. Todos eram relatos de ficção, então ganhei predileção por esse gênero. Até que eu mesmo passei a escolher livros para ler.

      7.  Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?

O Zahir  do Paulo Coelho. Se eu conhecesse o estilo literário dele, não teria lido. Mas eu gosto de terminar o que começo e então fui até o final. (tirando O Ateneu...)

      8.  Indique alguns dos seus livros favoritos

1º) Eu Sou o Mensageiro (Markus Zusak)
2º) A Menina Que Roubava Livros (Markus Zusak)
3º) Anjos e Demônios (Dan Brown)
4º) A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)
5º) O Homem Que Calculava (Malba Tahan)

      9.  Qual livro você está lendo no momento?

No momento eu estou lendo A Batalha do Apocalipse. É um pouco fantasioso; quero dizer, MUITO fantasioso. Mas esse livro tem o charme dos romances épicos misturado com o contexto atual, relembrando aquelas histórias com um herói fantástico.

      10.  Indique cinco blogueiros para o Desafio Literário

* Mõnica Costa do Sobre umas Cores
*Victor do As Crônicas De Von Serran
*Francisco Libâno do Poesias Em Dia
*Assiz Andrades do Avesso do Espelho
*J. Sampaio do Então sou Poesia  

Então é isso! Termina aqui o Desafio Literário.
Muito obrigado Luiza pela indicação. Concorco totalmente quando você diz que Literatura é um ótimo assunto.

Até a próxima! 

Angelus. 

4 comentários:

  1. Gostei muito das respostas e veja a coincidência, A menina que roubava livros é um dos livros que mais gosto se não for o que mais gosto. :)

    Vou fazer esse desafio!!! E obrigada pela indicação!!! :)

    P.S: e pelo comentário também!!! :)

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. O blog é bem dinânimo e aborda vários assuntos e temais. Gostei bastante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Vamos responder a seu desafio literario:

    1- O tempo e o vento de Erico Verissimo e Cem anos de Solidão - Gabriel Garcia Marques.(leio os dois pelo menos uma vez a cada 2 anos)

    2 - My kampf de Adolf Hitler - comecei a ler mas não conseguia terminar...ele realmente éra um débil mental !

    3- acho que leria a biblia....é um livro extenso e cheio de significado com varias releituras.

    4 - li todos os livros que queria.

    5 - Cem anos de Solidão...O final é surpreendente e te deixa sem folego !

    6 - sim..lia os livros da série vaga-lume !

    7 - Achei anjos e demonios um saco...

    8- Cem anos de solidão 9 - a revolução dos dos bichos
    O tempo e o vento
    O retrato de Doryan Gray
    O vampiro Lestat
    Os miseraveis . 10 -visite e escolha vc

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ter respondido a este desafio. Foi uma boa experiencia para auto-conhecimento, pois dizem que os livros que lemos falam muito de nossa personalidade e isso é fato...verdadeiríssimo!

    Diga-me, tens algum banner do seu blog? Pois gostaria de colocar vocês na minha lista de parcerias. Caso não tenham mande uma imagem que simbolize este blog para o meu email: monica.nazare@hotmail.com e eu tentarei fazer um bem legal!!!! :)

    Até mais!!!!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo! Sua opinião pessoal sobre o post é muito importante.